A Invenção da Prensa Móvel
A Prensa de “Tipos Móveis” foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, também conhecido como o “Pai da Imprensa” por volta de 1450, baseado nas prensas de vinhos.
A técnica de impressão já existia na China e Japão (acredita-se que desde o século VIII), com método diferente, chamada de impressão em blocos, onde se usava um bloco de madeira talhado para imprimir um determinado texto, algo pequeno.
Porém a técnica de Johannes Gutenberg diferenciava dos métodos usados pelos Chineses, por dois aspectos: a invenção da máquina impressora e o uso de Tipos alfabéticos e não ideográficos. Além disso, ele desenvolveu um sistema de impressão completo de acordo com a tecnologia da época, como a prensa de parafusos.
A tipografia possibilitou uma maior agilidade no processo das cópias, usando um tipo móvel metálico em grandes quantidades, um elemento chave para a lucratividade, já que o tipo móvel de metal absorvia menos tinta e o processo de Fabricação envolvia menos gente. Com o tempo todos os detalhes técnicos foram ajustados, contudo os princípios básicos da prensa de Gutenberg permaneceram por mais de três séculos.
Curiosidade:
Quase 200 Bíblias foram os primeiros livros impressos .
135 de papel e 45 em Velino (papel de couro de vitela), de todas elas 48 sobrevivem até hoje em Museus espalhados pelo Mundo.
Antes delas Gutenberg imprimiu algumas folhas soltas para testar seu invento.
Você tem o produto, a GR Print tem a embalagem!
G.R. Print Produções Gráficas
(11) 3901-4048